No dia 4 de fevereiro assinala-se o Dia Mundial do Cancro. Trata-se de uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro, dinamizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, à qual o Serviço de Oncologia da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) se junta pela sua importância, com uma exposição e um desafio aos profissionais e utentes.
A exposição é centrada no lema da campanha “Por cuidados mais justos”. O seu objetivo é conseguir igualdade no acesso de todas as pessoas aos cuidados de saúde, independentemente do seu nível de escolaridade, local de residência ou rendimento. Através desta exposição é possível percorrer os vários temas-chave importantes para o combate a esta doença: Equidade; Prevenção primária; Literacia; Maior investimento por um mundo sem cancro; Bem-estar emocional e psicológico; Prevenção secundária; Sozinhos somos fortes, juntos somos invencíveis.
A equipa do Serviço de Oncologia aderiu ainda ao desafio da Liga Portuguesa Contra o Cancro de percorrer 5km, chamando desta forma a atenção para a necessidade de garantir cuidados mais justos para todos. O Serviço cumpriu o desafio com sucesso e convida os profissionais e utentes da ULSAR a juntarem-se a esta iniciativa “de bicicleta, a nadar, a correr ou simplesmente a caminhar…pela vida. Porque a mudança começa sempre em nós. Quando terminar desafie mais 5 amigos a fazer o mesmo!”
A exposição está patente até ao dia 15 de fevereiro na entrada do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro.