“Saúde Mental – que futuro?” foi o tema central da terceira edição das Jornadas de Psiquiatria e Saúde Mental, promovidas pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho, que aconteceram entre os dias 24 e 26 de janeiro, no Fórum Cultural de Alcochete. O evento contou com a presença de mais de 200 participantes de diferentes Instituições.
Este encontro teve como objetivo refletir, em termos científicos e organizacionais, os avanços que têm surgido na área da intervenção em Saúde Mental, analisando o presente e (re)pensando o futuro. Contou com um painel de profissionais reconhecidos, ligados à área da Saúde Mental, que, ao longo dos dias, abordaram temáticas diferentes como os tratamentos inovadores ou a inteligência artificial. Destaca-se o debate sobre a nova organização dos serviços locais de Saúde Mental com a presença do Prof. Dr. Miguel Xavier, Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental, e da Prof. Dr.ª Teresa Maia, Coordenadora Regional da Saúde Mental.
Para a Dra. Gláucia Lima, Diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, a realização destas Jornadas “foi importante pois, reuniu-se técnicos de diferentes classes profissionais, médicos, psicólogos, técnicos do serviço social, nutricionistas, de diferentes serviços locais de saúde mental, permitindo atualização técnico-científica e partilha de conhecimentos”.
Durante as Jornadas houve ainda lugar para quatro workshops: “Neurorradiologia na doença mental”, “Luto”, “Identidade de género” e “Adições sem substância”.
O encerramento esteve a cargo da Dr.ª Mónica Fonseca, Vice-Presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, em representação do Bastonário da Ordem dos Médicos, numa palestra sobre o burnout, apontando para a exaustão numa parte significativa dos médicos em estudos realizados. Reforçou a necessidade da prevenção do burnout entre os médicos e referiu ainda, a iniciativa da Ordem em se associar a outras Ordens profissionais nesse intento.