No dia 22 de janeiro, o Serviço de Urgência Geral da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) iniciou um novo modelo de organização, constituído por uma equipa médica fixa (dedicada apenas a este serviço), em paralelo com uma equipa escalada dos Serviços de Medicina Interna e Pneumologia.
“Consideramos que a criação de uma equipa fixa de urgência é a resposta mais adequada às atuais necessidades do Serviço de Urgência Geral”, destaca o seu Diretor, Vasco Firmino; justificando esta mudança pelas inúmeras vantagens que trará aos utentes e Instituição, tais como “a melhoria do acompanhamento clínico do doente; diminuição da taxa de internamento; e o aumento da produtividade, baseada numa prática clínica uniforme e constante”.
O Serviço de Urgência Geral da ULSAR tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, um esforço considerável no sentido da melhoria do acesso, da qualidade e da eficiência dos cuidados prestados, que se traduziu numa resposta mais adequada aos fundamentos que constituem a sua missão: A prestação de cuidados de saúde adequados a situações de urgência/emergência.
Este investimento permitiu a obtenção de uma considerável melhoria de resultados face ao período homólogo. Em 2022 o Serviço de Urgência Geral assistiu 75.017 utentes e obteve um cumprimento de 56.9% dos tempos de espera definidos na Triagem de Manchester; em 2023 o número de utentes subiu para 81.782, com um cumprimento de 67.6% dos tempos de espera. Ou seja, a ULSAR registou um aumento do número de utentes observados no Serviço de Urgência Geral e, ainda assim, melhorou os tempos de espera para o atendimento.
“Otimizada que está a área de ambulatório, identifica-se agora a necessidade de promover a continuidade dos cuidados, na área de internamento de curta duração existente no Serviço de Urgência Geral”, destaca o Diretor do Serviço de Urgência Geral. “Acreditamos que com este novo modelo de organização vamos conseguir dar uma resposta mais dirigida e adaptada às necessidades e caraterísticas do doente urgente e emergente”.
As equipas fixas são uma inovação no modelo de organização do trabalho médico em Serviços de Urgência, já com comprovação científica do seu impacto, acreditando-se assim, que constitua, no Serviço de Urgência Geral, o modelo ideal de organização do trabalho em âmbito de urgência.
Este modelo apresenta benefícios diretos e indiretos para os profissionais de saúde de outros serviços hospitalares, tais como a redução do recurso a horas extraordinárias, com consequente diminuição da penosidade laboral; permitindo, também, maior tempo de trabalho dedicado aos doentes internados em enfermaria e maior disponibilidade para a atividade formativa dos médicos em formação geral e específica; com potencial impacto positivo na redução da demora média de internamento e na redução da despesa.
Com este novo modelo, a ULSAR continuará a reforçar a resposta em cuidados de saúde urgentes e emergentes, sendo o Serviço de Urgência com maior número de atendimentos na Península de Setúbal.